Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Justiça Federal recupera 11 mil processos de decisões que ajudam a contar história do RS
Início do conteúdo da página

Justiça Federal recupera 11 mil processos de decisões que ajudam a contar história do RS

Publicado: Segunda, 08 de Janeiro de 2018, 13h40 | Última atualização em Segunda, 08 de Janeiro de 2018, 13h40

Processos recuperados

O Coronel que era dono do Centro Histórico de Porto Alegre. A cervejaria de imigrantes processada por supostamente colocar absinto na fórmula. O artista francês que falsificava moedas e as enviava do porto de Pelotas para o mundo. As prisões dos tenentes que se rebelaram contra o governo federal. Essas são algumas das histórias que a arquivista Rita Vieira da Rosa já conseguiu recuperar em meio aos 11 mil processos da Justiça Federal, que correram no Rio Grande do Sul, desde o século XIX até os anos 1980.

Mantidos durante anos pelo Arquivo Público do Rio Grande do Sul, boa parte dos documentos se encontra em estado de deterioração que impede qualquer consulta ou manuseio. Páginas coladas, papel que se desmancha ao toque, trechos que já ficaram ilegíveis. Desde dezembro de 2016, os documentos passam por um minucioso processo de restauração. Agora, os primeiros processos já começam a ser disponibilizados para o público.

Antes, mesmo estando no Arquivo, a maioria deles era desconhecida. Pilhas e pilhas de processos que foram guardados em meio a tantos outros, sem qualquer descrição ou detalhamento do conteúdo.

Acesse a matéria completa

registrado em:
Fim do conteúdo da página